sábado, 28 de setembro de 2013

PROCESSAMENTO TEXTUAL

CONHECIMENTO ENCICLOPÉDICO E O PROCESSAMENTO TEXTUAL
NO POEMA TODAS AS VIDAS DE CORA CORALINA [1]
Maria das Graças Filadelfo de Oliveira
[2]
“Alguém deve rever, escrever e assinar os autos do Passado antes que o Tempo passe tudo a raso. É o que procuro fazer para a geração nova, sempre atenta e enlevada nas estórias, lendas, tradições, sociologia e folclore de nossa terra. Para a gente moça, pois, escrevi este livro de estórias. Sei que serei lida e entendida.”
(Cora Coralina) [3]
 
 
Este artigo tem como objetivo central apresentar uma análise destacando como o conhecimento enciclopédico ou de mundo é mobilizado no processamento textual na poesia de Cora Coralina. O propósito principal da pesquisa consiste em ressaltar a importância desse sistema de conhecimento, não como uma espécie de depósito de informação do qual os falantes lançam mão no momento do processo discursivo, mas como um mecanismo estratégico importante para a construção de sentido do texto. O estudo tem como referencial teórico Koch (2003/2004), Barthes (2004), entre outros autores.
Palavras-chave: Conhecimento de mundo, processamento textual e sentido.
1. Introdução
O processo da escrita mobiliza várias estratégias para que uma idéia ganhe sentido em forma de texto. Nesse mecanismo, o conhecimento enciclopédico ou de mundo enriquece o processamento textual. As experiências acumuladas ao longo do tempo constituem amplo conhecimento de mundo, independente do nível de escolaridade dos falantes. Essas experiências, socioculturalmente adquiridas, encontram-se armazenadas na memória de cada indivíduo e são ativadas no processamento discursivo.
Os poemas de Cora Coralina (1889/1985) são um exemplo importante para discutir essas estratégias. O despojamento dos versos da poetisa casa de forma perfeita com a simplicidade do ambiente onde viveu e apresenta a grandiosidade de alguém que escreveu como se tivesse freqüentado bancos universitários ou, talvez, ambientes de luxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário