domingo, 15 de setembro de 2013

ENSINAR DE A LER E A COMPRENDER


Assistimos nos últimos tempos a uma preocupação constante no combate ao insucesso escolar e pode mesmo referir-se que as elevadas taxas de insucesso trazidas a público, poderão ter, segundo alguns dados, subjacente uma má preparação no âmbito da Língua Materna mais concretamente no domínio da leitura, pois dificilmente um aluno que não aprendeu a ler vai conseguir ler para aprender. Embora ler seja a base de quase todas as actividades que se realizam na escola e a leitura seja um acto que implica compreensão, a maioria das pesquisas sobre as actividades de leitura na escola demonstram que nelas não se ensina a entender textos.

Os estudos levados a cabo nesta área têm evoluído substancialmente, e a maioria, para além, de considerar a leitura como: i) um processo complexo e interactivo onde interagem três importantes variáveis: o aluno - com diferentes estruturas cognitivas e afectivas; o contexto - psicológico, social e físico; e ainda os diferentes tipos de texto (forma e conteúdo); ii) considera, também, a leitura como um processo construtivo e dinâmico que só ganha sentido com a compreensão. Como tal a presente comunicação tenta chamar à atenção para o problema e dar assim o seu contributo  nesta  temática.

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