Entende-se por informatividade, as propriedades que dizem respeito ao grau de novidade, de imprevisibilidade que a compreensão de um texto comporta. A informatividade do texto se dá através da veiculação de textos escritos ou visuais, como anúncios, artigos, entre outros.
Sendo que o grau de informatividade de um texto é medido de acordo com o conhecimento de mundo das pessoas a que ele se destina. Nesse sentido, podemos dizer que um texto possui um alto grau de informatividade quando a compreensão mais ampla desse texto depende do repertório cultural do leitor.
Em conseqüência da imprevisibilidade, o autor consegue prender o leitor chamando mais sua atenção.
O grau de informatividade pode ser avaliado de acordo com a proporção de conteúdo e da forma que ele se apresenta.
O grau de informatividade pode ser avaliado de acordo com a proporção de conteúdo e da forma que ele se apresenta.
Conclui-se que, quanto mais imprevisível for o texto, maior será seu grau de informatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário