A INFORMATIVIDADE E SITUCIONALIDADE DO TEXTO

Informatividade

Entende-se por informatividade, as propriedades que dizem respeito ao grau de novidade, de imprevisibilidade que a compreensão de um texto comporta. A informatividade do texto se dá através da veiculação de textos escritos ou visuais, como anúncios, artigos, entre outros.
Sendo que o grau de informatividade de um texto é medido de acordo com o conhecimento de mundo das pessoas a que ele se destina. Nesse sentido, podemos dizer que um texto possui um alto grau de informatividade quando a compreensão mais ampla desse texto depende do repertório cultural do leitor.
Em conseqüência da imprevisibilidade, o autor consegue prender o leitor chamando mais sua atenção.
O grau de informatividade pode ser avaliado de acordo com a proporção de conteúdo e da forma que ele se apresenta.

Conclui-se que, quanto mais imprevisível for o texto, maior será seu grau de informatividade. 


Situcionalidade

No contexto textual, a situcionalidade diz respeito à relevância e/ou no texto. É ainda a adequação do texto á situação sócio comunicativa. Ou seja, todo texto é produzido para um determinado fim. Esse momento em que é descrito o seu objetivo, é que constitui, entre outros elementos, a situação (contexto).













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